Demora em analise de edital retarda obras de saneamento em Araruama

A burocracia processual e a formalidade na analise dos contratos por parte do Tribunal de Contas do Estado, contribuem para que obras de saneamento básico não sejam iniciadas ainda este ano em Araruama. Em entrevista concedida ao Jornal dos Municípios nesta terça-feira (21), a prefeita Lívia de Chiquinho (foto) mostrou-se apreensiva com a demora do TCE. Embora Araruama tenha sido pouco afetada com o temporal do último fim de semana, uma chuvarada como  aquela pode comprometer diversos bairros do município. 
Pelo edital de licitação, as obras serão feitas em três etapas. A primeira, no valor de R$ 14.771.438,81 – de um total de R$ 35 milhões – está sob análise do Tribunal. O objetivo é contratar empresa de engenharia que execute serviços de saneamento básico com rede de drenagem de águas de chuva em 18 localidades. Dessa forma, acredita Lívia, pretende-se a “melhoria da qualidade vida – com o expurgo de doenças rotineiras fruto da falta de saneamento básico, além de valorização de imóveis nas localidades. Em alguns bairros inexistem rede de drenagem pluvial – o que provoca alagamentos, criadouros de mosquitos e doenças como dengue e chicungunha”.
Na primeira fase, estão previstas obras em Vila Capri, Jardim São Paulo, Fazendinha, Clube dos Engenheiros, Norival Carvalho, Itatiquara e Três Vendas.
As obras de saneamento também estão previstas para os bairros de XV de Novembro, Mataruna, Outeiro e Coqueiral . Já a ultima fase contempla: Condomínio II, Areal, Hospício, Paraty, Bananeira, São Vicente de Paulo e Centro. Acredita-se que pelo menos 120 empregos diretos serão contratados. Os recursos provem dos repasses de royalties do petróleo e a previsão de execução é de 12 meses. 

Leia Também

Exoneração de servidor pode encobrir suposto caso de nepotismo na Câmara de Araruama

Uma decisão imotivada da chefe de gabinete “de fato” da Câmara, Cida Bernardes, tem gerado …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *